miércoles, 4 de julio de 2012

Mais da metade do território costarricense está coberto por floresta | Costa Developers


Os dados liberados a última semana pela Universidade de Alberta Canadá e o Fundo Nacional para o Financiamento da floresta (FONAFIFO) revelou que mais do que a metade do território de Costa Rica é coberto pela floresta. O documento mostrou também 25 retratos de alta definição, feitos com o sistema PONTO, um moderno satélite francês, esses retratos mostram a propriedade em uso da terra.
Este projeto está baseado em uma metodologia de análise da NASA, chamada Descobridor, que se enfoca na estandardização de estudos do espaço e reflorestamento em latitudes tropicais, tais como Brasil, África oriental, sudeste Asiático e América Central, usando critérios internacionais aceitados.
Os resultados do estudo atual foram comparados à informação obtida entre 1990 e 2005, sempre desde que a reflorestação cresceu quase 1%. As organizações envolvidas no país dizem que mantêm o esforço significativo em promover o reflorestação no país.
Os peritos disseram também que estão cientes que as terras da floresta não aumentarão quanto eles esperavam devido ao acelerado desenvolvimento industrial, mas preservar o existente é um desafio a ser cometido.
Além disso, Costa Rica focalizou em preservar florestas sem afetar atividades de agricultura, desde que a maioria de áreas de bosque ficam situadas nas regiões montanhosas, ele facilita a conservação. Também as licenças de construção em áreas preservadas são muito estritas e muitas vezes proibidas.
“Agora nós temos uma missão mais longa, convencer outros países que a vale a pena investir na preservação da floresta tropical. Quando os fazendeiros em África tropical compreendem isto, Costa-Rica estaria dando um enorme aporte sobre a conservação da floresta tropical” disse René Castro, Ministro do Ambiente, Energia e Telecomunicações.
A pesar dos resultados para Costa-Rica, FONAFIFO enfatizou na importância de fortalecer o trabalho de monitoração, especialmente em a maioria de áreas vulneráveis. Esta instituição promove a preservação da floresta e oferece crédito para projetos ambientais.
Os projetos de Costa Developers estão localizados em um ambiente extremamente do florestal e são construídos sob os padrões internacionais mais amigáveis com a ecologia. No meio do pacífico central e ao lado do parque nacional de Carara, um destino excelente para a observação de aves.
A preservação da natureza é um interesse muito importante pro Governo da Costa Rica, não somente atrai pesquisa, mas investimento industrial estrangeiro. Nos últimos meses Costa Rica foi nomeada um dos 5 países  mais limpos no mundo.
O Vice-ministro de Ambiente, de Energia e Telecomunicações disseram que esta informação será exposta n seguinte Convenção de Rio em junho 2012, usando o exemplo de Costa Rica para incitar outros países a fazer o mesmo e fazer um impacto positivo na mudança do clima.

No hay comentarios:

Publicar un comentario