miércoles, 4 de julio de 2012

Campos em Tárcoles sao usados para a producao de biodiesel | Costa Developers


Green Acres Farms é uma iniciativa da empresa Clean Fuels & Energy As Américas (C-Fela) que utiliza na atualidade três elementos: higuerilla, tempate e coyol para a produção de biodiesel. O empresário Ricardo Solera decidiu enfocar se no desenvolvimento de firmas comprometidas com baixar a pegada de carbono. Solera começou a reunir se com grupos de pessoas com interesses a fim a sua filosofia e foi assim como conheceu dois dos seus sócios, o alemão Hans Haeberer e o americano Eduardo Acosta.
Numa propriedade de 60 hectares de extensão, esses empresários cultivam três variedades de plantas das quais pode se extrair óleo a traves de uma estratégia que eles denominaram Growin.
O objetivo é alcançar a produção de biodiesel utilizando essas variedades de plantas que crescem em terrenos degradados. “Há muito interesse por parte dos agricultores. Temos visitas todas às semanas de gente que tem interesse em aprender como que se faz isso, principalmente há interesse em regiões como Guanacaste e São Carlos” disse Solera.
Growin usa Jatropha curcas (tempate), Acronomia aculeata (coyol) e Ricinus communis (higuerilla), as quais são resistentes, demandam pouca inversão em infraestrutura e manutenção e requerem um nível de conhecimento básico da agricultura para comandar as plantações.
Do mesmo jeito isso permite ter uma rentabilidade em escalas menos, cinco hectares proporcionam a uma família promédio, um ingresso de $20 mil a $25 mil por ano. O propósito é que se beneficiem os pequenos proprietários, a traves da organização em associações de produtores, cooperativas e com o apoio de instituições como o IDA, agrego. A idéia de C-Fela é que pequenos agricultores se unam ao cultivo dessas plantas. Desse jeito. C-Fela lhe brinda assessoria técnica e o material genético. Cada planta que se vende está garantida, quer dizer, deve haver uma planta sã em cada um dos pontos propostos para a plantação, de não ser assim, C-Fela compromete-se a plantar outra.
Em cada hectárea cultivam-se 420 plantas de coyol, 1.100 de tempate e 200 de higuerilla. Além disso, é proporcionado também o serviço de extração e instalação e maquinaria. O biodiesel contamina um 80% menos que o diesel feito de petróleo e tem um poder de lubrificação maior, isso permite que os motores, principalmente de veículos mais pesados, mantenham-se em melhor estado.
A realização desse projeto envolve uma combinação de práticas agrícolas tradicionais com técnicas modernas de administração florestal. As atividades normais que se requerem na fase de plantação, a seleção das espécies e propriamente da cultivação dessas espécies combinadas com a otimização de várias delas com diferentes rendimentos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario