O governo do Japão doou 9 milhões de dólares para a proteção de suas propriedades, onde os parques nacionais estão localizados na Costa Rica e combate a incêndios de terras florestais, disse uma fonte oficial.
Estado Instituto Costarricense de Turismo (ICT) e o Ministério do meio ambiente e energia (Minae) anunciou a doação de uma declaração e disse que o dinheiro será usado para “a proteção de parques nacionais e terras selvagens protegidas”. “Além de melhorar as condições das diferentes áreas de conservação e parques nacionais, vão se investirem recursos na aquisição de um computador especializado, principalmente para combater incêndios florestais,” disse o boletim.
Entre outros, Parque Nacional Manuel Antonio no litoral Pacífico é um dos mais visitados no país, onde serão investidos na construção de trilhas e a melhoria de diversos serviços para turistas beneficiarão.
Dinheiro vai também para a vida de abrigo Silvestre Isla San Lucas (Pacífico) onde uma informação e Centro de educação ambiental serão desenvolvidos e construídos, restauração de acesso e trilhas, entre outras obras de infra-estrutura. CEO da ICT, Juan Carlos de Bourbon “o turismo deve representar o veículo por excelência para o desenvolvimento sustentável do país, o bem-estar humano e a preservação dos nossos recursos naturais, por isso, congratulamo-nos com este investimento substancial do governo japonês,” disse em um comunicado.
Costa Rica, que abriga o 4,5% da biodiversidade mundial, permanece sob a proteção de quase 30% de suas terras em parques nacionais e diferentes tipos de propriedades protegidas.
Também alguns estudos recentes, a Universidade de Alberta, Canadá e o fundo nacional para financiamento de floresta (FONAFIFO) revelou que mais de metade do território da Costa Rica é coberto por floresta.
Central Pacífico é a região mais visitada por turistas nacionais e internacionais na Costa Rica e também a mais desenvolvida e urbanizada. Não só o Parque Nacional Manuel Antonio, mas como bem Jaco e Herradura são três dos destinos preferidos para férias e investimentos imobiliários em Costa Rica, por isso é uma grande preocupação das autoridades nacionais e locais para preservar um de seus ambientes naturais mais valiosos.
Costa Rica foi visitado no ano passado por 2,190 milhões de turistas, o número mais alto na história desta nação de 4,30 milhões de habitantes, e que resultou em um crescimento de 4,6% em comparação com 2,10 milhões em 2010.
Também o Governo da Costa Rica intensifica suas ações no sentido de manter um crescimento contínuo que a indústria turística nacional experimentou nos últimos 12 meses. Os esforços do governo estão concentrados para exceder o número de turistas que visitaram o país em 2011, ano que registrou o aumento líder em quatro anos.
No hay comentarios:
Publicar un comentario